Como contestar a conta de água da Sabesp?

A contestação de fatura alta da Sabesp é simples e evita cobranças indevidas.

Para contestar com precisão uma conta de água alta da Sabesp devido a vazamentos é preciso saber primeiro se o hidrômetro está com defeito, e depois disso saber o passo a passo para reclamar de cobranças incorretas.

Como saber se o hidrômetro está com defeito?

Para verificar se o hidrômetro está com defeito, você pode realizar alguns passos simples, começando por se certificar de que todos os pontos de consumo de água da residência estão fechados, como torneiras, chuveiros e descargas.

Em seguida, verifique se o ponteiro ou o mostrador do hidrômetro está em movimento, e caso esteja girando mesmo com todos os pontos de consumo fechados, é um indicativo de possível defeito no aparelho.

Em caso de suspeita de defeito, é recomendado entrar em contato com a empresa de abastecimento de água (como a Sabesp) para solicitar a troca do aparelho, e se veio alguma cobrança errada por causa disso, fazer a contestação da conta.

O que fazer quando a Sabesp faz a leitura errada?

Quando há suspeita de leitura errada por parte da Sabesp ou de outra empresa responsável pelo fornecimento de água, é importante tomar algumas medidas.

Primeiramente, verifique se há alguma irregularidade aparente no consumo de água, como contas muito acima da média ou discrepâncias em relação ao histórico de consumo.

Em seguida, entre em contato com a empresa de fornecimento de água para relatar o problema e solicitar uma revisão na leitura.

Geralmente, será necessário fornecer informações como o número do medidor, data da leitura anterior e atual, e apresentar qualquer evidência que comprove a inconsistência nos valores.

Por quais motivos uma conta de água pode ser contestada?

Uma conta de água pode ser contestada por:

  • Leitura incorreta: Quando há suspeita de leitura errada do hidrômetro, resultando em valores inconsistentes na conta.
  • Vazamentos não detectados: Caso seja identificado uma avaria hidráulica no imóvel que não tenha sido percebida antes e tenha contribuído para o aumento excessivo do consumo de água.
  • Problemas na medição: Quando tem algum defeito no medidor de água, ocasionando leituras imprecisas ou inconsistências.
  • Cobrança indevida: Quando a conta de água apresenta itens ou valores incorretos, como cobranças de serviços não contratados ou taxas indevidas.

Como pedir revisão de conta na Sabesp e quais os requisitos exigidos?

Para solicitar a revisão de uma conta de água na Sabesp, siga os passos:

Entre em contato com a Sabesp

Existem canais de atendimento disponibilizados pela empresa, como telefone, e-mail ou chat online. Informe o motivo da sua solicitação e solicite a revisão da conta.

Forneça informações detalhadas

Explique de forma clara e objetiva os motivos da contestação, como leituras incorretas, vazamentos não detectados, cobranças indevidas, etc, e se possível, apresente evidências, como fotos ou registros de consumo anteriores.

Apresente os documentos exigidos

Para a contestação forneça as últimas 6 contas, documento de identidade com foto e CPF (para pessoa física) ou documento de identidade e Contrato Social da empresa com CPF (para pessoa jurídica), nota fiscal do material utilizado no conserto, fotos do local do conserto, laudo técnico e recibo dos serviços dos técnicos e foto com a leitura atual do hidrômetro.

Agende uma vistoria, se necessário

Em alguns casos, a Sabesp pode solicitar uma vistoria no local para verificar a situação e identificar possíveis irregularidades.

Acompanhe o processo

Fique atento ao andamento da contestação e anote os protocolos de atendimento, registrando todas as informações relevantes.

Avalie a resposta da Sabesp

Após analisar a sua solicitação, a Sabesp fornecerá uma resposta, que pode incluir a revisão da conta, o ajuste dos valores ou a explicação detalhada sobre os motivos da cobrança.

É importante ressaltar que cada concessionária de água pode ter procedimentos específicos para solicitação de revisão de conta.

Contrate os técnicos da JL para garantir uma contestação correta da conta

Se você está enfrentando sinais de vazamentos de água em sua propriedade e está incerto sobre sua origem, não precisa se preocupar, pois, nossa equipe de profissionais está pronta para ajudar.

Com sua experiência e equipamentos adequados, eles podem detectar a localização exata da falha rapidamente, e ao agir prontamente, podemos evitar desperdícios desnecessários que resultariam em uma conta de água elevada no final do mês.

Assim, você ganha tempo e evita gastos desnecessários!

FAQ: contestação da conta de água

  • Como identificar se a leitura do hidrômetro está correta?

    Certifique-se de que todos os registros de água estão fechados, e depois, anote os números do hidrômetro, aguardando um período de aproximadamente duas horas. Após esse intervalo, veja novamente os números do hidrômetro, e caso haja alteração, pode indicar um possível erro na leitura do hidrômetro, sendo recomendado entrar em contato com a concessionária de água.

  • Quais os prazos para contestação de uma conta de água da Sabesp?

    Os prazos para contestação de uma conta de água da Sabesp podem variar de acordo com a região e as políticas da empresa. Geralmente, é recomendado que qualquer contestação seja feita o mais breve possível, assim que o consumidor identificar algum problema ou divergência na fatura.

  • Quais os canais de atendimento disponíveis para contestar uma conta da Sabesp?

    O consumidor pode entrar em contato através do telefone de atendimento ao cliente, disponível no site da empresa, ou realizar a contestação pessoalmente em um dos postos de atendimento da Sabesp. A empresa também disponibiliza um formulário de contestação online.

  • Qual é o procedimento caso a Sabesp não aceite a contestação da conta de água?

    Nesse caso, o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria da Sabesp para registrar a sua reclamação e solicitar a revisão da conta. É importante reunir todos os documentos e informações relevantes que comprovem a inconsistência na cobrança. A ouvidoria irá analisar o caso e tomar as devidas providências para resolver a situação.

  • Existe algum prazo para que a Sabesp responda à contestação da conta de água?

    De acordo com a legislação vigente, a empresa tem o prazo máximo de até 30 dias corridos para fornecer uma resposta ao consumidor a partir do momento em que a contestação é registrada. Durante esse período, a Sabesp deve realizar as devidas análises e verificações para avaliar a validade da contestação e tomar uma decisão.